A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) divulgou nesta segunda-feira (26) o resultado preliminar da prova prático-profissional (2ª fase). Os candidatos que não concordarem com o resultado têm até o dia 29 de dezembro para pedir revisão.
Para ver a nota, é preciso inserir o CPF e senha de inscrição. O site da FGV (Fundação Getúlio Vargas), responsável pelas provas, apresenta lentidão e instabilidade nesta manhã. A OAB não divulga lista com os resultados.
A segunda fase do exame, que é obrigatório para que bacharéis em direito possam exercer a profissão, foi aplicada no último dia 4. Com duração de cinco horas, a prova cobrou questões voltadas para as áreas específicas dos bacharéis – direito administrativo, civil, constitucional, empresarial, penal, do trabalho ou tributário.
Os recém-formados tiveram que fazer uma redação de uma peça profissional e responder quatro questões. O resultado final será divulgado no dia 16 de janeiro de 2012. Veja mais informações no edital do exame.
Taxa de reprovação
O último exame da OAB, aplicado nos meses de julho e agosto deste ano, reprovou 85,14% dos bacharéis de direito que fizeram a prova, de acordo com o secretário-geral da instituição, Marcos Vinicius Furtado Coelho.
O resultado final mostra que apenas 18 mil dos 121.309 inscritos na primeira fase do exame (14,85%) conseguiram ser aprovados.
Apesar do pequeno número de convocados, a quantidade dos que passaram na prova subiu em relação a dezembro de 2010, data da penúltima aplicação do exame da OAB, quando somente 11 mil dos 116 mil inscritos (9,74%) foram considerados aptos para exercer a profissão.