A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Sinop criou neste mês uma comissão denominada Comissão dos Direitos da Mulher para lutar por várias frentes de trabalho. A presidente da comissão, a advogada Andrea Ferdinando Varea, explicou ao Só Notícias que uma dessas lutas é a efetivação da delegacia especializada de atendimento à mulher.
A criação da delegacia, foi aprovada em 2013, mas até o momento a delegacia não foi implantada. “Vamos realizar, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e a delegacia regional, um abaixo assinado pedindo a instalação da delegacia e no ano que vem pretendemos entregar em mãos para o governador Pedro Taques”, informa.
A presidente ressaltou que será solicitada construção da delegacia, mas se isso não for possível de imediato, que seja ao menos destinada uma sala na atual delegacia, de atendimento com profissionais capacitados. “Pelo menos uma ala especializada, onde a mulher vítima de violência se sinta mais a vontade para fazer sua denúncia”, explica.
A criação da Comissão de Direitos da Mulher fez parte do trabalho desenvolvido pelo projeto OAB/MT Mulher, por meio do grupo de políticas públicas. Além da diretoria da CDM/Sinop, composta pela presidente Andreia Ferdinando Varea; a vice-presidente Ana Elisa Del Padre; e a conselheira Maristela Reis Frizon. Os advogados Mayara Weirish, Heloisa Moreira Camargo, Xenia Artmam Guerra e Diego Gutieres também integraram a nova comissão, que foi apresentada à comunidade local pelo presidente da subseção, Felipe Matheus de França Guerra. Ele ressaltou a importância da criação e do trabalho em conjunto com as demais entidades e a sociedade em geral.
No início deste ano, o governo estadual informou que a delegacia poderia entrar em funcionamento no prazo de um ano. Isso porque é este o período do convênio entre os governos federal e estadual, somando cerca de R$ 2 milhões para aparelhamento e reaparelhamento das cinco unidades do Estado, deve ser executado.
As outras delegacias da mulher no Estado funcionam em Cuiabá, Rondonópolis, Várzea Grande, Cáceres e Barra do Garças. Com os convênios todas a unidades, incluindo Sinop, iriam receber armários, cadeiras, mesas, longarinas, poltronas, cofres, estantes, câmeras fotográficas, aparelhos de ar condicionado, fogão, geladeira, impressoras, projetores multimídia, tablet, veículos, entre outros.