As secretarias de Segurança Pública (Sesp) e Meio Ambiente (SEMA ) deflagram a partir de hoje a operação “Abafa Amazônia” na Região Integrada de Segurança Pública em Sinop. O lançamento será em Sorriso, na Base do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) é esta tarde e busca reduzir crimes ambientais e queimadas em Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã e Cláudia e Sinop.
O período proibitivo de queimadas em Mato Grosso começou no dia 15 de julho e segue até o dia 15 de setembro e está proibido uso de fogo em áreas rurais para limpeza e manejo, levando em consideração o risco de incêndios florestais de grandes proporções. A normativa se fundamenta na Lei Complementar nº 233, de 21 de dezembro de 2005.
No perímetro urbano, as queimadas são proibidas durante todo o ano. Ainda no mês de julho, foi instalado o Comitê Temporário Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman) que vai coordenar as ações de prevenção e repressão a incêndios em todo o Estado.
Participam da ‘Abafa Amazônia’ profissionais da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Ciopaer, Defesa Civil e da Sema.