PUBLICIDADE

Núncio que inaugurou Catedral de Sinop é 1º cardeal escolhido por Papa Francisco

PUBLICIDADE

O núncio apostólico, Dom Lorenzo Baldisseri, que no Brasil foi o “embaixador do Vaticano” e esteve em Sinop, em 2007, inaugurando a Catedral Sagrado Coração de Jesus, é o primeiro cardeal escolhido pelo Papa Francisco. A revelação foi feita, hoje, pelo arcebispo brasileiro Dom Odilo Scherer. Ele confirmou que, na quarta-feira, pouco depois da eleição, o Papa Francisco voltou para a Capela Sistina, já vestido com as roupas papais, pegou seu solidéu vermelho, usado até pouco antes como cardeal, e colocou na cabeça de Dom Lorenzo, que é secretário do colégio cardinalício, surpreendendo vários cardeais. Era um costume que havia na igreja o novo papa nomear um cardeal como um de seus primeiros atos. Porém, o papa João Paulo VI não fez, nem os demais, explicou Dom Odilo, ao G1.

Baldisseri participu da missa celebrada ontem, pelo Papa Francisco, na Capela Sistina, junto a todos os cardeais, usando o solidéu vermelho. “Ele é um cardeal anunciado. Pela normalidade, no próximo consistório ele será o primeiro nomeado”, acrescentou Odilo.

Em 9 de setembro de 2007, o núncio Dom Lorenzo Baldisseri, foi a principal autoridade da Igreja Católica na solenidade de inauguração da Catedral de Sinop. Conforme Só Notícias informou, na época, ele fez a bênção das portas, do altar, das cruzes e entregou as chaves da catedral ao bispo Dom Gentil Delazari. O núncio, em seu discurso, elogiou o empenho “dedicação, amor, carinho de todos os irmãos que muito trabalharam para edificar esta Casa do Senhor e apresento-lhes uma saudação especial do Santo Padre, Bento 16”, declarou, fazendo agradecimento a acolhida da população e elogiando “as belezas desta cidade”.

O núncio também fez menção especial ao padre João Salarini, que muito trabalhou pela construção da catedral e faleceu dias antes da inauguração. No sermão, na santa missa, ele também lembrou o primeiro bispo de Sinop, Dom henrique Froelich, falecido há cerca de 12 anos.

Dom Lorenzo (esq) e Dom Gentil em Sinop, em 2007, inaugurando a Catedral (foto: Só Notícias/Marcilio Azevedo)

Leia ainda
Jesuítas em MT se emocionam com escolha do Papa Francisco

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE