O número de bebês nascidos em Nova Mutum, em 2011, diminuiu em comparação ao ano anterior. As informações constam no Sistema de Informação de Nascidos Vivos (Sinasc), programa de monitoramento do Ministério da Saúde. Em 2010, foram 633 nascimentos, perante 611 no ano passado.
Os dados mostram também que em 2011, 76% do total de mães, optaram em realizar o parto no próprio município, enquanto 23% fizeram em outros municípios. Comparando com os dados de 2010, observa-se que a busca por serviços especializados em outros municípios foi maior: 65% no município e 34% fora dele.
Para o secretário municipal de Saúde, Sidney Roberto Duarte Ferreira, isso mostra o aumento do grau de confiabilidade nos serviços e nos profissionais do município. Segundo ele, a partir do momento em que hospital do município passar a ser administrado por uma Organização Social, esse número deve aumentar, já que será possível atender via planos de saúde, fato que hoje não é possível.
A Secretaria municipal de Saúde também desenvolve trabalho de orientação, para o controle da natalidade, principalmente a gravidez na adolescência. Nas unidades de saúde são distribuídos, gratuitamente, mediante cadastro, anticoncepcionais, tanto em pílula como injetável e preservativos masculinos. Em alguns casos é feita a implantação de DIU – Dispositivo Intrauterino.