A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) divulgou o índice de acidentes envolvendo aviões em 2013. O relatório aponta que houve 20 ocorrências em Mato Grosso, contra 19 do ano anterior. O decréscimo foi de aproximadamente 5% e o total representa cerca de 11% dos 159 casos contabilizados no país. A maioria envolveu aviões agrícolas. O número de óbitos ou feridos não foi informado. Os números deste ano só devem ser divulgados em 2015.
Só Notícias apurou que os acidentes foram Sinop, Lucas do Rio Verde, Canarana, Pontes e Lacerda, Cáceres, Vila Bela da Santísssima Trindade, Sorriso, Barra do Bugres, Campo Novo do Parecis, Rondonópolis, Primavera do Leste (2), Tangará da Serra (2), Cuiabá, Santa Rita do Trivelato, Sapezal, Juína, Tapurah e Santo Antônio de Leverger.
Entre os tipos de ocorrências, a perda de controle em voo e solo, problemas com trem de pouso, pouso brusco, falha no motor em voo, pouso longo, colisão com obstáculo no solo, fenômenos meteorológicos e estouro de pneu são apontadas para os incidentes.
Conforme Só Notícias já informou, um dos casos mais curiosos foi registrado no aeroporto de Sinop, em abril. Um piloto haitiano, que comandava o avião monomotor que saiu da pista e ficou de “cabeça para baixo”, explicou que freou para não atropelar um cachorro que avistou, ao pousar poucos minutos após uma chuva. O relato consta no histórico do voo, no relatório final do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).
O avião estava sendo levado dos Estados Unidos para o Paraguai. Houve somente danos materiais.