Tiveram início hoje, os cursos de qualificação profissional para os moradores dos núcleos habitacionais do programa estadual de moradias “Meu Lar”. O primeiro Município atendido é Rondonópolis, onde 36 pessoas participam do curso de informática básica, ministrado pelo Senac local e coordenado pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec). Os beneficiados com a capacitação são todos residentes do Núcleo Habitacional Ana Carla e Cidade de Deus, construído pelo Governo do Estado em Rondonópolis.
Até o final deste ano, mais seis cursos serão ministrados, contemplando as cidades de Cuiabá, que ganhará dois cursos (corte e costura e panificação), Sinop, com o curso de culinária, Alto Taquari, com a capacitação em confecção de bonecas e bichinhos de pelúcia e velas artesanais e Tangará da Serra, com o curso de culinária.
Em média, o Governo do Estado, disponibilizará 25 vagas para cada cidade. Este número poderá ser maior, de acordo com a demanda do Município. Os treinamentos terão duração aproximada de dois meses e são executados ou na parte da manhã ou à tarde. O critério de seleção dos participantes dos treinamentos levou em consideração a situação sócio-econômica da família e foi dada prioridade para os desempregados.
De acordo com a coordenadora dos cursos, a assessora da Setec, Leandra Silva, a capacitação dos moradores dos núcleos habitacionais do Meu Lar integra o programa de cidadania e inclusão social desenvolvido pela Secretaria com os cidadãos beneficiados com as casas populares.
“O objetivo é fazer um acompanhamento social completo destas famílias. O trabalho não encerra depois que entregamos as casas. Estas pessoas precisam de todo tipo de ajuda, principalmente para conquistar a independência financeira e garantir o próprio sustento. E a qualificação profissional é uma destas ferramentas”, destacou Leandra Silva.
“O trabalho social com as famílias do Meu Lar busca exatamente complementar a ação de entrega de casas. Estamos mostrando que a qualidade de vida proposta pelo governador Blairo Maggi ao construir os núcleos com asfalto, energia, luz pode ser completa através das ações sociais”, completou a secretária de Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi.