A secretaria adjunta de Gestão de Pessoas da Secretaria de Estado de Gestão (Seges) já superou a meta estabelecida pelo Acordo de Resultados estabelecido com o governador Pedro Taques. Foi instalado, até agosto deste ano, o sistema de WebPonto em cinco secretarias estaduais, sendo que a meta para 2015 era instalar em apenas duas.
Inicialmente, a meta era implantar o sistema de controle de frequência dos servidores na Secretaria de Assistência Social e na Procuradoria Geral do Estado. No entanto, o WebPonto jfoi também instalado na Casa Civil, Secretaria de Planejamento e Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.
O WebPonto oferece o controle, por meio da biometria, da marcação da frequência dos servidores públicos, assim como fornece ferramentas para a gestão de frequência de cada secretaria que o utiliza.
O aplicativo, mantido e gerenciado pela Superintendência de Tecnologia e Informação da Secretaria de Gestão, tem vantagens como: inibição de fraudes no processo de marcação de ponto; centralização, sincronização e consistência de dados; agilidade e eficiência no processamento da informação; painel de acompanhamento com informações em tempo real, proporcionando rapidez na tomada de decisões; redução de custos com pessoal e otimização de tempo e recursos; sistema web com informações disponíveis 24 horas por dia nos sete dias da semana; baixo custo do sistema.
Além disso, o dispositivo biométrico usado pelo WebPonto é bem mais barato, se comparado, por exemplo, a uma handkey (máquina para coleta de biometria), cujo custo é cinco vezes maior.