O sistema de ar-condicionado instalado no aeroporto Marechal Rondon, em Várzea Grande, entrou em funcionamento hoje em fase de teste. Segundo a equipe técnica da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), que acompanha todos os trabalhos, o equipamento de refrigeração passará por testes durante o período de sete dias para corrigir possíveis falhas.
Depois disso, quem circular pelos corredores do terminal de passageiros terá um ambiente climatizado. Se comparado a um aparelho doméstico, a potência do novo sistema do aeroporto é de 14 milhões de BTUs. O investimento é de R$ 4,9 milhões e atende uma área de 15 mil metros quadrados. O antigo sistema de ar-condicionado estava desligado há oito meses.
O secretário de Estado de Cidades, Wilson Santos, acrescentou ainda que o sistema de ar condicionado anterior estava ultrapassado e por isso a substituição." Agora os trabalhadores que exercem suas funções no aeroporto e os passageiros que saem de Cuiabá ou chegam, a partir de agora começaram a sentir a climatização no Marechal Rondon".
O secretário negociou pessoalmente com representantes do Consórcio Marechal Rondon, para que o ar-condicionado fosse ligado ainda em dezembro, proporcionando maior conforto às pessoas durante o período de festas. “Estamos cumprindo rigorosamente a determinação do governador de concluir as obras da Copa, primando pela qualidade. Foi possível nesses primeiros 30 dias à frente da Secid reabrir o diálogo com as empresas envolvidas nesses contratos”, explicou o secretário, ressaltando ainda que até final de janeiro 96% dos trabalhos no aeroporto estarão finalizados.
O termo que garantiu a retomada das obras de reforma do Aeroporto Internacional Marechal Rondon foi publicado na edição do dia 2 de dezembro do Diário Oficial do Estado. O prazo de conclusão de toda a obra é de sete meses. O contrato em questão havia sido suspenso em outubro desse ano para adequações de cronograma.