PUBLICIDADE

Novo levantamento do Ministério Público insere várias cidades do Nortão com ‘piores taxas’ de cobertura vacinal

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

O Ministério Público do Estado divulgou novo levantamento do índice de vacinação, através do Projeto Vacinômetro, e constatou que 42 municípios tem as piores taxas de vacinação – BCG (crianças até 1 ano), rotavírus, meningococo C, pentavalente, polio, febre amarela, hepatite A, varicela, HPV, influenza (idosos). Os oito municípios que passaram a compor o ranking das piores taxas de vacinação são Guarantã do Norte, Itaúba, Dom Aquino, Porto Esperidião, Lambari D’Oeste, Rio Branco, Rosário Oeste e Sinop. No ranking das 42 ainda estão Rondonópolis, Tangará da Serra, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Juara, Campo Novo dos Parecis, Feliz Natal, Itaúba, dentre outros.

O MP constatou que 20 saíram da lista. O coordenador do Vacinômetro, o procurador de Justiça José Antônio Borges Pereira ressalta que o monitoramento tem por objetivo dar subsídios aos promotores e promotoras para que atuem junto ao poder público local buscando elevar os índices de vacinação entre crianças, adolescentes e idosos. O procurador destaca a importância de sensibilizar a população sobre a eficácia das vacinas. 

“A polarização e a ideologização na pandemia da Covid reforçaram a falsa informação de que a vacina é prejudicial à saúde. Precisamos, urgentemente, reverter esta percepção equivocada para que volte a prevalecer a cultura da prevenção e valorização dos avanços da ciência, principalmente em relação à importância das vacinas”, afirmou através da assessoria, o titular da Procuradoria de Justiça Especializada na Defesa da Cidadania, Consumidor, Direitos Humanos, Minorias, Segurança Alimentar e Estado Laico. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE