Com uma política de integração das instituições públicas de Estado e proximidade com a sociedade, foi oficialmente empossado o novo delegado geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Anderson Aparecido dos Anjos Garcia, em cerimônia, esta manhã, na Academia da Polícia Civil, em Cuiabá, prestigiada por representantes da Justiça, órgãos estadual e federal e lideranças comunitárias.
O secretário de Segurança Pública, Diógenes Curado Filho, falou da difícil missão e da complexidade do trabalho que o delegado geral Anderson Garcia tem pela frente. "Precisamos muito avançar para melhorar a segurança pública. Mas não basta só a inclusão de pessoal, precisamos trabalhar a estrutura e também a gestão", disse.
De acordo com o secretário, a Polícia Judiciária Civil tem projetos importantes em execução, voltados à inteligência policial, ao combate ao tráfico de drogas, roubo a bancos, entre outros. Mas, segundo Curado, a tarefa mais importante do gestor é trabalhar a relação institucional com os demais órgãos da segurança, Ministério Público e Judiciário. "É uma missão complexa que o delegado Anderson vai conseguir desenvolver um bom trabalho", completou.
O delegado geral Anderson Garcia, em seu discurso de posse, falou do desafio de assumir a direção geral da Polícia Civil de Mato Grosso e agradeceu ao Governo do Estado pela confiança depositada em seu trabalho. Para Garcia, a missão é considerada uma oportunidade impar de evolução e crescimento pessoal e institucional. "É com esse espírito renovador, do ânimo e da vontade de trabalhar que assumo a direção da Polícia Judiciária Civil", afirmou o delegado geral, que irá, entre outros pontos, buscar a integração com outros órgãos e instituições estatais e aproximação com a sociedade.
"Temos que sempre nos pautar ao bom atendimento à população mato-grossense, pois é para eles que nós trabalhamos. A nossa missão é sempre voltada à sociedade e em direção a um melhor atendimento, tanto na parte do registro de boletim de ocorrência, no aconselhamento e também na solução das investigações criminais", destacou.
Conhecedor profundo da doutrina de inteligência, delegado da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso há mais de 14 anos, sendo dez deles à frente do serviço de inteligência da Polícia Civil e por último secretário Adjunto de Inteligência, da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), Anderson Garcia, também atuou como escrivão em São Paulo, delegado em Minas Gerais, delegado Adjunto da Delegacia Especializada de Repressão à Roubos e Furtos de Cuiabá, delegado Adjunto da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores e criou o Grupo de Combate ao Crime Organizado (GCCO).
Conforme Anderson Garcia, sua gestão será voltada também para ações pró-ativas dentro dos programas e projetos institucionais, na área social e de investigação policial. "Vamos procurar agregar valores tecnológicos ao trabalho, investindo em ferramentas de gestão e investigação e na automação informacional para dar à população mato-grossense um atendimento mais célere e eficaz", destacou.
Por último, Garcia defendeu a valorização policial como a engrenagem mais importante e nobre de todo o mecanismo chamado "investigação criminal". "A qualificação continuada dos servidores públicos, o respeito à dignidade e o reconhecimento de seu trabalho, certamente refletirá no atendimento à sociedade e em melhores resultados", frisou.
Na mesma cerimônia foi empossada também a nova diretoria da Instituição. Tomaram posse os delegados José Antônio Cavadas Filho, na Diretoria de Atividades Especiais (DAE); Mara Rubia de Castro Ferreira de Carvalho, na Diretoria de Execuções Estratégicas (DEE); Marcelo Felisbino Martins, Diretoria de Inteligência; Milton Teixeira Filho, Diretoria da Academia de Polícia (Acadepol), Luiz Fernando da Costa, Corregedor Geral, Gilmar Dias Carneiro, Corregedor Adjunto. A delegada Terezinha de Fátima Jordão da Silva, passa a ocupar a chefia de gabinete e a delegada Sílvia Virgínia Biagi Ferrari, a Coordenadoria de Polícia Comunitária.
Permanecem nos cargos os diretores Sebastião Finotto da Silva, Delegado Geral Adjunto, Luciano Inácio Silva, diretor Metropolitano, Aldo Silva da Costa, diretor de Interior.