Manter a integração da tropa, reestruturar e instalar a unidade no interior do estado são as principais propostas do novo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Alessandro Borges, que assume a direção nesta segunda-feira. Ele diz que o desafio será expandir o atendimento para os 141 municípios do Estado. “Estamos trabalhando na expansão dos nossos serviços e, ainda este ano, teremos mais uma unidade na região metropolitana. No interior, dois novos quartéis estão previstos para serem construídos, em Sinop e Primavera do Leste. São pontos estratégicos que devem nos garantir pronta resposta à população”, explicou o coronel Borges.
Para alcançar os objetivos, o novo comandante garante conciliar as ações com o planejamento estratégico, tático e operacional já definido pela instituição para os próximos anos e ampliar as ações, firmando parcerias junto aos governos do Estado e Federal. “O comando atual foi muito participativo, ficamos dois meses trabalhando num diagnóstico da nossa instituição. O plano elaborado para os próximos três anos teve a participação de muitos dos nossos profissionais. Temos uma análise sobre recursos, áreas de canalização de investimentos, e necessidades estruturais, quero trabalhar em cima disso e dar continuidade a este modelo de gestão, mantendo a interação” afirma.
A fim de garantir a qualidades dos serviços prestados à sociedade, Borges destaca a intenção em investir na qualificação profissional dos servidores. “Quero dar atenção para a qualificação da tropa nos níveis estratégico, tático e operacional, formalizar a academia militar junto ao Ministério da Educação (MEC) e assegurar a instalação de uma escola de ensino militar”, ressalta o novo comandante.
Reformas de unidades, incremento de efetivo, investimentos em projetos sociais também vão receber uma atenção maior. Os projetos já existentes devem receber investimentos e as cidades que não possuem nenhum tipo de programa social devem implementar as atividades.
Alessandro Borges tem 22 anos de atuação no Corpo de Bombeiros Militar e já passou por diversos setores da unidade. Antes de assumir o compromisso como comandante geral, estava lotado na Diretoria de Administração Institucional (DAI).