PUBLICIDADE

Novas carteiras de trabalho serão emitidas a partir de agosto em MT

PUBLICIDADE

Somente a partir de agosto a Delegacia Regional do Trabalho e Emprego em Mato Grosso (DRTE) deve começar a emitir a nova carteira de trabalho anunciada pelo Ministério. Pelo menos essa é a previsão para que todos os estados estejam com o novo sistema implantado para começar a trabalhar com o documento. E a superintendente da DRTE/MT, Marilete Mulinari Girardi, avisa que não é preciso uma corrida para trocar a carteira. Primeiro porque as carteiras antigas continuarão valendo e depois porque, de início, o novo documento só será emitido para quem for tirá-lo pela primeira vez. O prazo para troca de todas as carteiras pela nova é de oito a 10 anos.

Hoje, Mato Grosso vive duas situações. Em 20 cidades, incluindo a Capital e Várzea Grande, está sendo emitida a carteira de trabalho informatizada, com papel filigrafado (o mesmo utilizado na confecção de passaportes), foto digital, numeração nacional e já com o PIS/Pasep, que foi instituída há cinco anos. No restante do Estado, a carteira ainda é a antiga, toda manual. Por isso mesmo Marilete apelidou a carteira lançada agora de “novíssima”, porque a que já é emitida há cinco anos é que é considerada a nova. Esta, até 2006 só podia ser tirada em Cuiabá e Várzea Grande. Em 2007 os 18 postos do interior começaram a trabalhar com ela.

Agora, o Ministério do Trabalho precisa acabar com o estoque dessa carteira para depois começar a emitir a “novíssima”. E a previsão para o fim desse estoque é agosto. A diferença do novo modelo é que será azul claro, tanto por fora quanto por dentro, virá com código de barra com o número do PIS do trabalhador e um Cartão de Identificação do Trabalhador (CIT). Semelhante a um cartão de banco, com ele o trabalhador, em um terminal eletrônico da Caixa Econômica Federal (CEF) poderá acessar os dados de toda a sua vida profissional.

“Ele poderá tirar um extrato contendo todas as empresas em que trabalhou, datas e se tem ainda algum saldo de FGTS e dados sobre seguro-desemprego”. Quando começar a ser emitida, a nova carteira será entregue em cinco dias e o cartão será enviado para a casa do trabalhador em 90 dias. Só vai receber o cartão quem fizer a carteira nova. Mas todos os trabalhadores poderão acessar as mesmas informações, por meio do número do PIS, no site do Ministério.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros capturam jiboia que foi encontrada em meio a entulhos em imóvel no Nortão

A jiboia-constritora (Boa constritor) foi encontrada no quintal de...

Homem é socorrido em parada cardíaca após se engasgar com bolo no Nortão

O morador, de 52 anos, recebeu os primeiros atendimentos...
PUBLICIDADE