PUBLICIDADE

Nova proposta pode pôr fim à paralisação dos servidores do Detran

PUBLICIDADE

Cronograma de atividades entregue para servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) pode por fim à greve e realizar o concurso solicitado pela categoria. Proposta apresentada em reunião com o presidente do órgão, Rogers Elizandro Jarbas, prevê um tempo recorde, de 57 dias, para a publicação do edital. Grevistas ainda farão análise do documento.

Jarbas diz que vê positivamente a reunião realizada na tarde de ontem (06) com a categoria. Ele conta que foi entregue a proposta e agora aguarda a deliberação dos servidores. “Entregamos a nossa proposta e acreditamos que será aceita por eles”.

Ele explica que o cronograma prevê uma redução no processo inicial para a realização do concurso. Normalmente, a previsão é de 120 dias para cumprir as etapas até a publicação do edital, mas neste caso, serão necessários apenas 57 dias. “É um tempo recorde, nunca foi feito em Mato Grosso. Isso mostra que o governo estadual está interessado em solucionar essa situação e, claro, da melhor forma possível”.

Jarbas comenta que, caso seja aprovada a proposta, a comissão formada por membros da diretoria do órgão, secretarias de Segurança Pública e de Gestão e do próprio Sindicato de Servidores do Detran (Sinetran) se reunirá para realizar uma análise do edital existente. “Vamos ver sobre a quantidade de vagas, quais serviços necessitam de maior atenção, decisões do próprio órgão mesmo”.

A categoria está em greve desde segunda-feira (2). A pauta única do movimento é a realização de um novo concurso para o órgão, pois o último realizado foi em 2009. Presidente do Sinetran, Daiane Renner defende que os profissionais estão sobrecarregados porque a instituição tem um quadro de funcionários com uma defasagem de 40%. Ela conta que por conta da rotatividade entre os aprovados em concursos, muitos desistem das vagas ou vão embora logo depois que assumem, mas esse número não foi suprido nos últimos anos. “É normal as pessoas irem embora, mas é preciso atentar para o prejuízo dessas perdas. Deveríamos ser pouco mais de dois mil servidores, mas operamos com apenas 840, para todo o Estado. Há unidade do interior que funciona com apenas três pessoas para atender 250 contribuintes por dia”.

Segundo Renner, a realização de uma nova seleção está prevista desde 2013, quando o então governador Silval Barbosa, para por fim à greve daquele ano, acatou a reivindicação. Desde então, diz a presidente, o edital foi elaborado e o orçamento programado. “Está tudo certo, o edital está pronto, falta apenas a liberação da atual gestão que resolveu barrar, mas não há justificativas para o impasse”.

Sinetran informou que, durante os dias de greve, manteria 30% dos serviços em atividade normal conforme prevê a lei, mas, segundo o presidente do Detran, o efetivo não estava mantido, tanto que alguns serviços estavam suspensos. A declaração foi rebatida pelo sindicato que afirmou que isso era uma maneira de tentar desvalorizar e enfraquecer o movimento.

Os servidores do Detran decidirão em assembleia, na manhã de segunda-feira (9), se fina-lizam a greve após análise de cronograma. Renner disse que, por enquanto, a greve está mantida. “Levaremos o documento para assembleia, para ser debatido com todos os filiados, para aí sim emitirmos um posicionamento quanto a esse cronograma e também sobre a continuidade ou o fim da greve.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Boletim aponta 39 mortes por dengue em Mato Grosso e 12 por chikungunya

O último boletim epidemiológico divulgado pela secretaria estadual de...

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...
PUBLICIDADE