Uma de ponte de madeira, com a utilização de toras, está sendo feita como medida paliativa para que o trânsito volte ao normal na altura do quilômetro 20, na MT-222, conhecida como “rodovia dos Pioneiros”, entre Sinop e Ipiranga do Norte. O trecho está interditado, desde sábado (21), devido abertura de um canal para vazão do rio Paranatinga. O diretor da associação da rodovia, Edegar Stragliotto, afirmou, ao Só Notícias, que a prefeitura de Sorriso está à frente dos trabalhos. A previsão é que sejam concluídos até à noite se o clima colaborar. Mesmo assim, não há previsão de liberação.
O canal foi aberto devido aos tubos instalados, após a queda da ponte, na terça-feira (19), durante a passagem de um bi-trem, não suportarem o fluxo da água. Com isso, o rio acabou passando por cima da rodovia e o tráfego ficou interditado. Os motoristas utilizam um desvio por dentro de uma fazenda, que fica antes da localidade, porém, só passam veículos leves. Caminhões e carretas não. Pelo menos sete aguardam há dois dias para passarem pelo local, segundo Edegar.
O diretor afirmou que lideranças locais devem buscar apoio de parlamentares para que intervenham junto à Secretaria de Estado de Transportes Urbanos e uma medida seja tomada relação ao trecho. Mais cedo, a pasta estadual informou, ao Só Notícias, que a situação ainda iria ser discutida.
Há anos, lideranças vêm pleiteando a pavimentação da MT-222 junto ao governo do Estado. O trecho entre Sinop e Ipiranga tem extensão de 75 quilômetros.