Para estruturar o tráfego de veículos entre as duas principais cidades do Mato Grosso, o Governo do Estado, está duplicando uma das principais vias de acesso que interligam Cuiabá e Várzea Grande. O corredor Mario Andreazza, por qual passam cerca de dois mil veículos ao dia, será finalizado no final de 2012. A obra é um dos compromissos assumidos pelo Governo de Mato Grosso na Matriz de Responsabilidades, que prevê as obras prioritárias para o Mundial.
Também conhecida como MT-444, a rodovia Mário Andreazza terá 10 quilômetros duplicados, facilitando o fluxo de veículos que saem de Cuiabá com destino às regiões norte, noroeste e oeste do Estado. Além disso, esta via permite a ligação com vários bairros de Várzea Grande através da Estrada da Guarita, outra importante alternativa para desafogar o trânsito na região.
Com o aumento populacional previsto para aquela região, que receberá cerca de 6 mil novas unidades habitacionais em breve, mais de 25 mil pessoas deverão transitar pela rodovia. Antes da duplicação, o fluxo de veículos vinha provocando congestionamentos diários, especialmente no cruzamento da rodovia com a Estrada da Guarita.
O aumento do número de veículos que passam pelo corredor vem causando enorme transtorno para todos que utilizam este trecho. As obras que o governo do Estado está realizando atendem não só as demandas da Copa, mas a necessidade de soluções viárias que reorganizem o tráfego e melhorem a qualidade de vida dos moradores”, sintetizou o secretário Eder Moraes.
O corredor Mário Andreazza também será uma das principais rotas de ligação entre o aeroporto e a Arena Pantanal e ainda facilitará o acesso ao Centro Oficial de Treinamento (COT) que será construído na Barra do Pari, na região da Passagem da Conceição. O COT, depois da Copa 2014, será o estádio do município, com previsão de grande aporte de veículos em dias de jogos.
A distância entre o COT e a Arena Pantanal, palco dos jogos de 2014, será de 2,7 quilômetros. Dessa forma, será atendida também umas das exigências da Fifa, que fixa o tempo máximo de 20 minutos no deslocamento entre COTs e o estádio de futebol.
O novo terminal de integração que a prefeitura de Várzea Grande planeja construir em frente à fábrica de refrigerantes também será acessado através das novas pistas.
Ponte duplicada
A primeira etapa das intervenções neste corredor viário começou pela duplicação da Ponte Mario Andreazza. A obra teve início em maio deste ano e hoje está com 50% dos serviços concluídos. A obra da ponte também permitirá a ligação rápida com a região Norte de Mato Grosso, sem passar pelo centro de Várzea Grande.
Segundo o contrato com a empresa vencedora da licitação, a nova ponte terá 228 metros de extensão por 11 metros de largura e está sendo construída no sistema de pré-moldados, ao custo de R$ 11,5 milhões. A previsão de entrega da obra é para maio de 2012.