O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para a atuação de uma onda de calor ao longo desta semana no interior do Brasil. Segundo o Instituto, esta manhã, foi emitido um aviso meteorológico especial de nível laranja (perigo) de onda de calor, com temperaturas máxima prevista de até 43 graus.
Na região Centro Oeste, conforme previsão do Inmet, a persistência de uma massa de ar quente e seco deixará o tempo estável, sem chuva e com baixa umidade. Entretanto, no início da semana, podem ocorrer temporais localizados em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, sul de Goiás, São Paulo, Triângulo e sul de Minas, que devem vir acompanhados de raios, rajadas de vento e possíveis queda de granizo.
Segundo o Inmet, a onda de calor é promovida pelas condições de tempo predominantemente seco, com aumento da insolação, e favorecida pela subsidência atmosférica – quando a pressão atmosférica entre os níveis médios e a superfície aumenta, inibindo o desenvolvimento de nebulosidade, aumentando, também, a temperatura da massa de ar.
Conforme Só Notícias já informou, a Embrapa constatou que em Sinop, agosto foi o mês mais quente do últimos 10 anos.
Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.