Mato Grosso comemora 258 anos no dia 09 de maio e em Nova Mutum uma série de atividades já estão sendo realizadas em alusão a data. Trata-se da Semana de Mato Grosso (02 à 09/05), período este instituído através de decreto do Governo com o objetivo de integrar as diversas culturas existentes atualmente no estado, disseminando o orgulho de ser mato-grossense, sem fazer distinção de raça, cor, credo, cultura e tradição.
As escolas municipais e estaduais estão trabalhando com a história de Mato Grosso e questões como linguagens, mitos, crendices populares, culinária, geografia e atividades culturais. O resultado dessa semana de estudo será mostrado para a comunidade nesta sexta-feira, dia 05, às 19h, no Centro Social e Cultural. Com o apoio do Centro de Cultura Matogrossense – CCM os visitantes vão se deparar com uma Nova Mutum que muitas vezes passa despercebida.
Por tratar-se de um município colonizado por diferentes etnias, principalmente migrantes sulistas, Nova Mutum não tem características matogrossense, mas a cultura da terra ainda sobrevive. “Com essa semana de estudo procuramos mostrar para os alunos traços dessa cultura e também aspectos que acabaram sendo adaptados pelos migrantes”, explicou a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Ida M. Timm Pedrollo.
A secretária reconhece que essa migração ocorrida no cerrado matogrossense de certa forma acabou interferindo nas manifestações culturais locais, principalmente nos municípios da região Médio Norte. “Mas, a identidade cultura de um lugar novo como o nosso, se faz respeitando a cultura local, conhecendo a história de Mato Grosso e levando em consideração a bagagem cultural das diversas etnias que compõe o nosso município”, complementou.
No evento desta sexta-feira haverá apresentações de danças, servido pratos típicos de Mato Grosso e também show com a dupla regional Diniz e Caballero.