A Secretaria municipal de Educação e Cultura vai investir R$ 404,6 mil, de recursos próprios, na ampliação das escolas do campo São José – comunidade São Manuel e Jorge Carlos Ferreira, no Pontal do Marape. Os processos licitatórios, modalidade tomada de preço, para definição das empresas que executarão o serviço, já foram realizados e os trabalhos devem iniciar no final de janeiro.
Na escola São José, a ampliação será de 329,12m² e compreende quatro salas de aula com dois banheiros. Já na escola Jorge Carlos Ferreira serão 324,44m², também compreendidos por quatro salas e dois banheiros. O trâmite burocrático para a homologação das licitações deve estender-se até o dia 24 de janeiro. O prazo para a execução dos serviços é de seis meses, a contar pela data da homologação.
As escolas em questão atendem alunos do município no ensino fundamental e em parceria com Estado, alunos do ensino médio. No caso do Pontal do Marape, no total são cerca de 230, já na São Manuel, mais de 180. De acordo com a coordenadora da Secretaria, Laídes Baumann, a ampliação se fazia necessária também em razão dos investimentos já feitos com os laboratórios de informática e bibliotecas.
Na zona urbana, a administração está investindo também na ampliação da escola municipal Cecília Meireles, no bairro Parque do Sol. A obra está praticamente concluída, com mais seis salas de aula, além de biblioteca, sala de informática e salas administrativas. A área física total passa de 733,31 m² para 939,75 m². O investimento é de R$ 650 mil em recursos próprios.
Em 2010, com o objetivo de melhor acolher os quase 600 estudantes matriculados nas séries finais do ensino fundamental, a prefeitura autorizou a revitalização do Centro Municipal de Educação Básica Integral Caminhos do Saber. O espaço físico recebeu nova pintura, além de pequenos reparos como consertos de rachaduras e telhado.