O pregão eletrônico, definido para dia 22, visa o fornecimento de um novo trator que será incorporado à patrulha agrícola mecanizada. O projeto é responsável por dar suporte a mais 100 pequenos produtores com equipamentos e serviços destinados à conservação do solo e à lavoura com fins de subsistência e comerciais. O orçamento estipulado para a compra é de R$ 496 mil em recursos públicos.
“Os equipamentos propiciam a redução dos custos dos transportadores da produção agrícola, infraestrutura aos produtores com a abertura de bebedouros e pequenos açudes, irrigação de plantações com a disponibilidade de água e a criação de peixes, terraplanagem, preparo do solo, colheita de forragem, perfurar solo para plantio, construções de estufas e cercas, entre outros serviços”, detalhou a prefeitura.
Atualmente, o município já possui cinco assentamentos do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), com mais de 200 famílias instaladas. A área detém grande parte da produção de frutas e hortaliças por meio da agricultura familiar, que atuam no abastecimento escolar, bem como no comércio local.
O cronograma de entrega do veículo foi estipulado em 60 dias, de acordo com a secretaria municipal Agricultura e Meio Ambiente.