O prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, está apoiando o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Nova Mutum, Arnaldo Rauen Delpizzo, nas cobranças pela ampliação da estrutura física do Fórum da Comarca e a designação de mais servidores. Hoje, às 16h, acontece reunião no Tribunal de Justiça de Mato Grosso, para tratar dos assuntos.
Quando a Comarca foi instalada, em dezembro de 2004, havia cerca de três mil processos em tramitação. Hoje, como Comarca de segunda entrância e duas varas, são aproximadamente 15 mil, dentro da mesma estrutura física. O pedido também conta com o apoio do presidente da OAB-MT, Cláudio Stábile, que enviou ofício, na segunda-feira (11), à presidência do TJ, solicitando providências urgentes. "Sabemos que os problemas enfrentados pelo Poder Judiciário são muitos, mas o município de Nova Mutum e a comunidade, dadas as suas particularidades, estão dispostos a colaborar", disse Arnaldo.
Prova disso, são dois terrenos já doados pelo município, em parceria com a iniciativa, com vistas à ampliação da estrutura física do judiciário. A OAB pleiteia também a instalação de mais uma vara na Comarca. A reunião será com o presidente do TJMT, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho. Além do prefeito e do presidente da Subseção, o encontro contará com a presença do procurador geral do município, Marco Aurélio Piacentini, bem como dos vereadores Milton Henrique de Carvalho e Silvino Rupolo.