Os trabalhadores e empregadores de Nova Mutum terão, a partir de sábado, acesso mais facilitado aos serviços da Justiça do Trabalho, no próprio município. Às 10h, será inaugurado um Posto Avançado Trabalhista, do Tribunal Regional do Trabalho 23ª Região, oferecendo todos os serviços da corte trabalhista. Até então, quem precisava da Justiça do Trabalho tinha que deslocar-se a Diamantino (90 km), ou aguardar a Vara Itinerante.
O posto vai receber e reclamações trabalhistas e outras demandas de sua competência, realizando audiências, demais atos processuais ou administrati¬vos. Haverá um juiz permanente, cerca de cinco servidores e os processos correrão no próprio município. "Isso demonstra um grande avanço, indo realmente de encontro às nossas necessidades. Estamos trabalhando para oferecer a Nova Mutum infraestrutura completa de serviços públicos", disse o prefeito Lírio Lautenschlager.
O TRT já contemplou Nova Mutum com uma das seis varas do trabalho destinadas ao interior do Estado e, em breve, será construída a sede do fórum trabalhista, em uma área de 1.000 m², localizada ao lado do Fórum, disponibilizada pelo município. Com a instalação efetiva, o município será jurisdição de Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro e Nova Maringá.
O Posto Avançado vai estar em um prédio alugado pelo município, na rua das Primaveras, 983W. No local funciona também a Defensoria Pública. Para a solenidade de inauguração está confirmada a presença o desembargador Osmair Couto, presidente do TRT-MT e comitiva, além de autoridades locais, convidados e a comunidade de uma forma geral.