O Serviço Autônomo de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), através da permuta de um lote urbano, vai iniciar a perfuração de mais um poço artesiano para a ampliação da rede de abastecimento de água, em Nova Mutum. O investimento total é na ordem de R$ 346 mil e atenderá quatro novos bairros do município.
Segundo a diretora da instituição, Rosângela Jankoski Pasquali, a demanda crescente da população e a criação de novos bairros apontou a necessidade da obra, já que o município possui cerca de 33 mil habitantes e dispõem de apenas oito poços artesianos. "A demanda de crescimento preconizou o projeto de perfuração de mais esse tubular, que atenderá toda a região sul da cidade".
O poço, localizado no Jardim Europa, será perfurado em um terreno com área total de 2.838 m² e terá 200 metros de profundidade. A capacidade é de 200 mil litros de água por hora, com abastecimento de 29 quadras dos bairros Edelmina Querobim Marquetti, Flamboyants, Jardim Ágata e o Santa Terezinha, que ainda está em fase de criação.
A previsão, segundo Rosangela, é que até a primeira quinzena de março, o abastecimento já seja iniciado a partir do novo poço. "O projeto já foi aprovado pela Câmara de Vereadores durante a sessão extraordinária da última semana e está pronto com as especificações necessárias para a abertura do processo licitatório. A expectativa é que para a segunda quinzena de março o serviço já esteja sendo disponibilizado através de mais essa unidade de abastecimento".
Um projeto para a construção de um reservatório de água também está sendo estudado pelo SAAE. De acordo com Pasquali, uma empresa já foi contratada para iniciar o estudo de impacto. "O trabalho já foi iniciado e vamos aguardar os posicionamentos que serão feitos para o início da fomentação do reservatório".
A proposta é criar um reservatório que acomodará um milhão de litros de água.