Um posicionamento oficial por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) é aguardado para solucionar o impasse da travessia urbana na BR-163 no município e dar sequência na conclusão da obra. Na semana passada, o prefeito Adriano Pivetta e o chefe de Gabinete, Mauro Manjabosco, estiveram, em Brasília (DF), reunidos com a superintendência da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
O objetivo foi propor a transferência da execução da obra, que atualmente é conduzida pela empresa Trimec, contratada pela prefeitura, para a Rota do Oeste, concessionária da rodovia federal e responsável atualmente pelas obras de duplicação e conservação da BR-163, no trecho entre Sinop à divisa com Mato Grosso do Sul.
Segundo o chefe de Gabinete, três dos quatro envolvidos já se prontificaram e manifestaram interesse em resolver o impasse. “Obtivemos um posicionamento positivo por parte da Antt e apresentamos a proposta de interesse da Rota do Oeste. Nós, do executivo municipal, somos os principais interessados nesta solução. Agora basta aguardar o parecer do Dnit para finalizarmos este tramite e darmos sequencia na conclusão”.
Anteriormente, Pivetta afirmou acreditar que a obra tem que ser privatizada para ser concluída. “Essa morosidade é inadmissível. Nós estamos vendo claramente o desenvolvimento das obras de duplicação da 163, desenvolvida por empresas privadas e vemos também locais onde a responsabilidade é do Governo Federal. A diferença é gigantesca. Estamos lidando com a vida das pessoas, não podemos deixar como está. Por isso essa busca incessante pela solução”.
A ANTT e o DNIT devem apresentar dentro de alguns dias os pareceres finais para a transferência dessa obra.