PUBLICIDADE

Nova Mutum muda sistema de consultas em unidades municipais de saúde

PUBLICIDADE

O sistema de atendimento das unidades básicas de saúde serão alterados a partir da próxima quarta-feira (2) e visa garantir qualidade e agilidade no atendimento ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Agora, os programas de saúde Puericulturas que atende crianças com até 2 anos, hipertensos, saúde mental, gestantes e visitas domiciliares que anteriormente eram atendidos no período da tarde, passarão a serem atendidos no período matutino das 07h às 11h.

As consultas médicas que estavam sendo realizadas por agendamento passarão a serem atendidas por livre demanda (ordem de chegada) no período vespertino das 13h as 17h. A expectativa é que cada médico atenda 20 pacientes até às 17h. Caso o médico opte por estender o atendimento até às 18h, o mesmo deverá atender 25 pacientes.

Segundo a secretária de Saúde Anke Schwabe, a medida foi necessária porque muitas pessoas estavam fazendo os agendamentos e não compareciam para as consultas médicas.  “Quando a pessoa não comparece e não cancela o agendamento está tomando a vaga de outro paciente que de fato necessita do atendimento, com base nisso e também buscando uma forma de darmos mais agilidade, optamos por deixar os atendimentos à tarde por livre demanda”,  acrescenta.

A expectativa é que com essa mudança, as unidades atendam até 320 pacientes diariamente. “Se conseguirmos manter essa sequencia, teremos um grande salto, onde o principal beneficiado será o cidadão que necessita utilizar o sistema público de saúde”, explica.

Os pacientes com casos de urgência e emergência continuaram sendo atendidos no Pronto Atendimento Municipal. As unidades de saúde farão apenas a saúde preventiva, conforme preconiza o ministério da Saúde, informa a assessoria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Carreta e caminhão colidem na 163 em Sorriso; um ferido

O acidente envolvendo um Iveco Daily 3510 branco e...

Detran-MT registra em 6 anos mais de 1 mil operações contra infrações no trânsito

O Departamento Estadual de Trânsito realizou, desde o início...
PUBLICIDADE