PUBLICIDADE

Nova Mutum: inauguração de telecentro reforça inclusão digital

PUBLICIDADE

O município de Nova Mutum deu mais um grande passo no processo de inclusão digital. E o mais importante disso é que o acesso a rede mundial de computadores será gratuito, ou seja, a população em geral poderá usufruir do Centro de Inclusão Digital, o Telecentro, que foi inaugurado recentemente, no prédio onde antigamente funcionava o Saae. A implantação do Telecentro, que conta com dez computadores, além do servidor, estará em funcionamento a partir de terça-feira, em horário a ser definido, resulta de parceria com o governo do Estado, por meio do Projeto MT Ação Digital sob a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec).

Durante a cerimônia de inauguração, que reuniu diversas autoridades, incluindo o secretário-Adjunto de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, que na oportunidade representou o governo Blairo Maggi, e o deputado José Domingos Fraga Filho, a secretária de Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager, destacou a importância dessa parceria. “Hoje em dia já não se concebe mais o mundo das pessoas sem acesso à rede mundial de computadores. O computador e a Internet fazem parte do nosso dia-a-dia e às pessoas que não têm os meios próprios para isso, devem ter a oportunidade de fazê-lo por meio de espaços públicos. O Telecentro veio justamente para isso, ou seja, para abrir as portas de um universo novo a todos os mutuenses”, frisa.

O secretário-Adjunto de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Júnior, disse que o MT Ação Digital já está em funcionamento em dezenas de municípios matogrossenses, abrindo o mundo da informação e da pesquisa para milhares de pessoas. Uma das vantagens apontadas por ele, é que, por meio dos Telecentros, as pessoas terão, inclusive, a oportunidade de fazer cursos de Educação à Distância. “Esses cursos, agora, estarão acessíveis a todos os interessados e não só àqueles que têm computador e internet em casa”, frisa.

Pelas regras do MT Ação Digital, cujo objetivo é promover a cidadania através da inclusão digital, a administração do Telecentro será realizada pelo parceiro local que no caso de Nova Mutum será a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, que se reportará, quando necessário, ao coordenador estadual do projeto, na Setec. “É ao coordenador estadual a quem compete funções como a de acompanhar e avaliar as atividades desenvolvidas”, observa a secretária.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE