O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes fez o sexto aditivo ao termo de compromisso firmado com a prefeitura, ainda em 2007, para as obras em pouco mais de 7 quilômetros no perímetro urbano. A publicação aponta que foi elevado para R$ 37 milhões a previsão de investimentos na adequação de capacidade e segurança, interseções e da sinalização. Anteriormente eram projetados R$ 35 milhões. Do montante total de recursos, a prefeitura entra com contrapartida de aproximadamente R$ 1 milhão.
A duplicação da rodovia, prevista no termo, foi encerrada ainda no ano passado, após anos em obras, no entanto, ainda é motivo de reclamação de condutores. Apontam péssimas condições na pista antiga, além modificações não concluídas e interseções não finalizadas. Destacam ainda a inexistência de sinalização. Somente neste ano teve início também os ajustes para escoamento de águas pluviais em trechos.
Um dos principais motivos alegados para o atraso nas obras é o período chuvoso. No entanto, o DNIT não confirmou se este foi motivo da prorrogação do prazo para execução das atividades. Em abril, houve alteração para março de 2015. A previsão inicial era ainda para este ano.
A BR-163 tem grande tráfego de carretas e caminhões e uma das reivindicações é que seja construído acostamento entre Lucas e Posto Gil, por exemplo, onde vem ocorrendo muitos acidentes com vítimas fatais. Semana passada, por exemplo, uma bancária morreu em colisão entre o carro que dirigia e uma carreta. A melhoria neste trecho é esperada por parte da empreiteira que ganhou a concessão para 'administrar' a rodovia e cobrará pedágio.
(Atualizada às 08:39h)