PUBLICIDADE

Nova Mutum desenvolve atividades educacionais e esportivas para mais de 13 mil crianças

PUBLICIDADE

As secretarias de Educação e Cultura, Esportes e Lazer, Saúde e Ação e Promoção Social estão acompanhando o desenvolvimento de 13.397 crianças e adolescentes, com idades até 17 anos, nas diversas atividades educacionais, culturais e esportivas “O objetivo é contribuir para a melhora da qualidade de vida da população, garantindo acesso aos direitos básicos, oportunizando a inclusão, garantindo o fortalecimento de vínculos sociocomunitário, com vistas ao desenvolvimento integral”, explica a  secretária de Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager.

Nova Mutum assinou, em 2009, termos de adesão ao Selo Unicef Município Aprovado e ao Programa Prefeito Amigo da Criança. “Desde então, estamos trabalhando no sentido de implantar políticas articuladas, focando principalmente a transversalidade, já que as ações refletem em âmbitos diversos da vida de crianças e adolescentes. Quando pensamos na construção de um futuro melhor, precisamos ampliar o horizonte, para com isso, conseguir resultados efetivos”, diz Karla. Na condição de articuladora do Selo, ela mobiliza várias equipes, para que objetivos sejam alcançados.

Pela secretaria de Ação e Promoção Social, através do Centro Integrado de Atendimento às Crianças e Adolescentes – CAICA Marton Lucca, são 282 crianças e adolescentes, no Programa e Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e no Projovem, isso em atividades no contra turno escolar, a exemplo de musicalização, artes, temas transversais e recreação, além de capacitação profissional. Na secretaria de Esportes e Lazer, o acompanhamento se dá através do programa Despertando Talentos. São cerca de 1.800, participando das escolinhas esportivas. Entre as quais: voleibol, basquete, handebol, futsal, futebol de campo, tae kwon do, natação e atletismo.

Na Educação, de forma direta nas unidades escolares, da educação infantil ao ensino médio profissionalizante, são 4.300. Além disso, desenvolve atividades específicas, a exemplo do apoio pedagógico, da educação no campo, educação especial e educação de jovens e adultos. Em atividades da Cultura são mais 1.000, também pelo programa Despertando Talentos e na Educação Integral. São disponibilizadas 12 oficinas, a exemplo da capoeira, do balé, aulas de música, hip-hop, entre outras, mais projetos específicos.

A Saúde acompanha 6.015 crianças e adolescentes, de 0 a 14 anos, cadastrados pelos Agentes Comunitários de Saúde. Essas crianças e adolescentes são atendidos de forma direta nas unidades de saúde e também através de programas específicos, a exemplo da puericultura (0 à 2 anos), em uma dia da semana, nas unidades. Disponibiliza pediatra para crianças e adolescentes de até 12 anos, além de nutricionista e atendimento odontológico. Realiza campanhas de vacinação em diferentes épocas do ano, além dos trabalhos de orientação nas escolas, com vários enfoques.

Karla enaltece que, em Nova Mutum, os resultados estão sendo muito positivos. “As mesmas crianças e adolescentes que são acompanhadas pela saúde, estão inseridas no ambiente escolar, participam das atividades da cultura, do esporte e da própria secretaria de Ação e Promoção Social. É uma rede de proteção”, falou. Por tudo isso, a busca pelo Selo Unicef Município aprovado mobiliza tantos gestores, técnicos municipais, conselheiros, sociedade civil e famílias em torno de políticas públicas para a infância e adolescência.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Sorriso: chaleira elétrica provoca incêndio em residência

O Corpo de Bombeiros combateu o incêndio, hoje, em...

Empresas de Sorriso estão com 92 vagas de emprego

Empresas e indústrias sediadas em Sorriso estão admitindo 92...
PUBLICIDADE