quinta-feira, 19/setembro/2024
PUBLICIDADE

Nova Mutum debate estratégias para fortalecer combate a violência contra mulher

PUBLICIDADE

A Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, através da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (SETECS) em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente e Fórum Matogrossense de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes, realiza no próximo dia 13 de abril, das 8 às 17h, na Acenm/CDL, o I Fórum Regional de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes.

O objetivo, de acordo com a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e Adolescente, Janete Aparecida Soares, é construir uma estratégia de mobilização e articulação das comissões para refletir no fortalecimento do Comitê Nacional e implementação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra crianças e adolescentes. “Fazemos parte do Pólo de Sinop e vamos junto a mais 13 municípios debater estratégias de combate a violência infantil”, explica.

Ainda, de acordo com a presidente do Conselho, entre os assuntos em pauta estarão o enfrentamento a exploração sexual infanto- juvenil, a convivência familiar e comunitária e também, será feita a revisão do plano estadual de enfrentamento a violência sexual contra crianças e adolescentes.

As palestras, na ocasião, serão ministradas pela pedagoga e coordenadora do Comitê Municipal de Enfrentamento a Violência sexual contra crianças e adolescentes infanto-juvenil, Dilma Camargo e pela Assistente Social, Dulce Regina Amorim.

Durante o fórum, serão eleitos 10 delegados que participarão do Encontro Estadual de Enfrentamento a Violência Sexual contra crianças e adolescentes, marcado para os dias 29 e 30 de abril, em Várzea Grande.

HISTÓRICO

Os estados da Região Centro Oeste, compostos por Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal, a partir de encontros nacionais e regionais entre os anos de 1996 e 1998, identificaram que a região se constitui numa rota de tráfico interno de pessoas para fins sexuais. Os representantes dos Estados da região Centro Oeste reuniram-se para uma união de forças e discutir situações, problemas e encaminhamentos comuns a todos.

Através desse trabalho, em 1998, foi formada a Comissão Interestadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes na Região Centro-Oeste (Circo) e o Centro-Oeste passa a ser a primeira da região a se organizar, no sentido de realizar ações permanentes e articuladas, reunindo segmentos governamentais e não governamentais.

A Circo está desde 2005 sob a coordenação do ponto focal de Mato Grosso do Sul, caracterizado pelo Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes/COMCEX.

Em 2007, em Campo Grande, um encontro da instituição possibilitou a superação de dificuldades da articulação e mobilização, ficando deliberado que o próximo encontro, previsto para este ano será realizado em Cuiabá.

Os Encontros Estaduais e Regionais vem se a constituir uma grande estratégia de mobilização e articulação das comissões que vai refletir no fortalecimento do Comitê Nacional e implementação do Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Mais de 30 vagas estão abertas em empresas de Colíder

Conforme relatório do Sistema Nacional de Empregos em Colíder...

Campanha de doação de sangue será sábado em Lucas do Rio Verde

A 9ª campanha de doação de sangue será neste...

Arara é resgatada com ferimentos em Alta Floresta após temporal

Uma arara-canindé (Ara ararauna) foi resgatada, ontem à noite,...
PUBLICIDADE