O plano diretor participativo, que vai traçar o planejamento do município, para os próximos 20 anos, foi debatido com engenheiros, arquitetos, representantes de entidades e lideranças políticas, no auditório do Sindicato Rural. Uma equipe vai traçar um cronograma que será aplicado durante o ano buscando exemplos de outros municípios para que Mutum tenha planejamento urbanístico e arquitetônico moderno.
A cidade conseguirá um planejamento de grande porte, permitindo seu crescimento de forma organizada e sustentável. O coordenador do plano diretor, Djoni Demozzi, acredita que algumas dificuldades que o município vem enfrentando agora é devido a falta de planejamento. “Nesse momento nos reunimos com secretários e coordenadores de secretarias, para revisar o plano diretor e ver o que ainda é viável ao município. É um trabalho que exige muito de cada um, mas que terá grandes resultados”, explicou Djoni, que é arquiteto e urbanista. “Podemos dizer que o saneamento básico é um problema, mas que está sendo solucionado, mas não podemos descartar a hipótese, que se tivesse um planejamento, isso não teria acontecido”, acrescentou.
As metas estabelecidas em 2001, quando o plano foi criado, foram revistas e novas inseridas. “Com esse plano encontraremos as dificuldades que a cidade deve enfrentar com seu crescimento e solucionaremos cada problema, se caso acontecer”, disse o prefeito Adriano Pivetta.
A prefeitura planeja debates participativos, eixos temáticos, reuniões comunitárias, visando à compreensão da população, com prospecção no futuro da cidade, informa a assessoria.