Uma campanha realizada pela prefeitura busca conscientizar motoristas que residem no município, mas com veículos ainda emplacados em outras localidades. A expectativa é fazer aumentar nos cofres públicos local a receita proveniente do IPVA – Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores.
Conforme um levantamento apresentado pela Ciretran local, a frota de Nova Mutum é der 7.229 veículos. Entre estes encontram-se 2.346 automóveis, 2.297 motocicletas, 1.139 caminhonetes, 1.012 caminhões e semi-reboques, 309 caminhões trator e 108 utilitários.
Segundo o coordenador Nilvo Schirmmer, as transferências são constantes, mas ainda estima-se que 10% do total de veículos circulando estejam com placas de outras cidades. Uma lei estadual isenta o proprietário do IPVA no primeiro ano após a transferência no caso de veículos de outros Estados. A taxa para transferência de veículos hoje custa R$ 73.
Para a administração pública, quanto mais veículos com placas da cidade, melhor. Isso porque 50% do que o Estado arrecada com o IPVA retorna para o município e desse total, 6,66% tem como destino investimentos na educação através do FUNDEB. Em 2006, Nova Mutum recebeu R$ 984 mil.
De acordo com o secretário municipal de Economia e Planejamento, Aurismar Zonatto, a transferência de veículos é uma forma que os moradores de Nova Mutum têm para contribuir com o desenvolvimento local. “É uma forma de mostrar também orgulho de ser mutuense”, concluiu.