A assistência social de Nova Mutum vai receber investimentos de R$ 405 mil, este ano, para construção do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). A assinatura da ordem de serviço, autorizando o início dos trabalhos, deve acontecer ainda esta semana. A obra será executada em seis meses. Serão 395m², no bairro Parque do Sol, e a estrutura contará com um auditório para 50 pessoas, com acessibilidade em todos os ambientes. Terá também estrutura administrativa própria do Cras e salas de atendimento.
Serão disponibilizados serviços da área de Proteção Social Básica. De acordo com a secretária de Ação e Promoção Social, Karla Lautenschlager o objetivo é oferecer mais conforto às pessoas que buscam os serviços. “Com a implantação do Cras, a Ação Social rompe o assistencialismo, garantindo à população o direito de buscar os serviços, sem a necessidade de intermediários”, observa.
A Proteção Social Básica tem como objetivo a prevenção de situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Destina-se à população que vive em situação de fragilidade decorrente da pobreza, ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos ou fragilização de vínculos afetivos (discriminações etárias, étnicas, de gênero ou por deficiências, dentre outras).