Nos últimos dias uma nuvem de fumaça vem cobrindo boa parte do município devido as constantes queimadas. Esta manhã, a área central foi uma das partes com a maior concentração. O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Osmar Isoton, ressaltou o alerta aos chacareiros sobre o período proibitivo de queimadas e afirmou que se alguém for flagrado ateando fogo poderá sofrer as sansões conforme determina as leis ambientais.
“Ver esta situação nos deixa muito triste e não sabemos se esses incêndios são propositais ou se estão ocorrendo por descuido. O certo é que cada proprietário deve cuidar da sua área fazendo aceiros, pois nessa época do ano em que a umidade cai significativamente, a vegetação fica seca e é muito fácil surgir incêndios como temos observado”.
O secretário ainda orientou a comunidade a denunciar à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) ou à própria secretaria caso seja flagrado alguma atitude irresponsável de pessoas ateando fogo em suas propriedades.
Os problemas respiratórios são apenas algumas das consequências que este tipo de ação provoca, além do próprio prejuízo financeiro ao dono da área e recursos materiais como o deslocamento de bombeiros e servidores da prefeitura para auxiliar no combate às chamas.
Na tarde da última segunda-feira, por exemplo, bombeiros e servidores da prefeitura demoraram várias horas para controlar um incêndio que destruiu cerca de 20 hectares de vegetação seca em uma região a cerca de três quilômetros do município.