Já está disponível no departamento de licitação da prefeitura o edital de licitação na modalidade convite para contratação de três caminhões basculantes que serão utilizados por um período de 45 dias em uma segunda frente de trabalho que está sendo montada pela Secretaria Municipal de Obras, Viação e Serviços Urbanos. A abertura das propostas acontece no dia 24 de janeiro, às 07:30h, sendo vencedor quem apresentar o menor preço.
Até então a secretaria estava trabalhando com 08 caminhões caçamba, 02 pá-carregadeiras, 02 patrolas e 01 trator esteira. Tais maquinários estão reunidos em uma frente que está concentrada esta semana na região da Segunda Etapa, mas a obrigação era atender todo o município. Com a contratação de mais 03 caminhões será possível dividir a equipe em duas e tornar o trabalho mais abrangente. Os caminhões serão utilizados para o transporte de cascalho até o local onde as manutenções estão sendo feitas.
De acordo com o secretário de Obras, Onésio Botelho, com a colheita se intensificando o trânsito de caminhões e carretas carregadas aumentou, tanto que começaram a surgir pontos críticos nas estradas, principalmente na região da Segunda Etapa (Estrada da Balsa) e na região das comunidades São Manuel e Ranchão. “Com essa mobilidade que a segunda frente de trabalho vai nos dar, queremos evitar o surgimento de atoleiros, o que prejudicaria o escoamento as safra”, disse.
Nova Mutum possuí cerca 2 mil quilômetros de estadas vicinais. Além dos trechos que são do município, a secretaria atende ainda dois trechos da rodovia estadual MT-235. O primeiro deles tem cerca de 6 km junto à divisa com Santa Rita do Trivelato e o segundo liga a BR-163 ao Rio Arinos, via comunidade Pontal do Marape, com extensão de 120 km. Segundo Onésio, estão sendo investidos cerca de 40 mil litros de combustível por mês nas atividades da secretaria, sendo que 80% desse volume é com a manutenção das estradas.