Nove casas de festas e eventos estão provisoriamente impedidas de funcionar porque não atender as exigências da lei de segurança contra incêndio e pânico. A confirmação foi feita, esta tarde, pelo comandante do Corpo de Bombeiros, capitão Fernando Duarte Santana. enquanto não providenciarem as mudanças, não poderão ter festas, shows e demais eventos. Ele explicou que sete empresas protocolaram projetos para se adequarem. Elas devem providenciar sinalização, iluminação de emergência, bem como saídas de emergência e extintores, que são consideradas medidas preventivas.
“Não podemos permitir que o que aconteceu em Santa Maria no Rio Grande do Sul (quando houve incêndio em casa noturna que tinha apenas uma saída e mais de 200 pessoas morreram) venha a acontecer por aqui”, disse. Ele ressaltou ainda que, a partir dessa decisão, quem desrespeitar terá ambiente interditado e o proprietário pagará multa.
Conforme o comandante, desde que assumiu tem verificando a situação desses estabelecimentos e, ao analisar os projetos de cada um, percebeu as irregularidades e, mesmo assim, estavam tendo eventos.
A partir do atendimento das exigências, os bombeiros fazem nova inspeção e as empresas que atenderem a legislação estarão liberadas para funcionar.