A prefeitura de Nova Mutum e o governo federal devem entregar, em setembro, 82 casas populares, das 722 previstas, no loteamento Edelmina Querubim Marchetti, na região sul da cidade. A informação foi confirmada por Fernando Roberto Junior, consultor da empresa que executa a obra. Trata-se do maior loteamento de iniciativa pública do município e a execução do projeto vai acontecer em oito etapas. A previsão é que todas as unidades sejam entregues, até o final de 2012.
São casas de quatro tamanhos diferentes (36,60m², 46,65m² e 58,87m²), financiadas em até 30 anos, pela Caixa Econômica Federal, através do programa Minha Casa Minha Vida. A prefeitura disponibilizou os terrenos e a infraestrutura. As inscrições foram recebidas pela secretaria municipal de Ação e Promoção Social e a seleção vem sendo feita pela própria instituição financeira, atendendo critérios específicos.
Além destas, outras iniciativas da administração municipal prometem amenizar o déficit habitacional em Nova Mutum. No loteamento Flor do Cerrado, região norte, serão 373 casas, sendo 77 já em fase de finalização, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida; 196 lotes comercializados através de projeto da secretaria municipal de Indústria, Comércio e Turismo; mais 100 unidades pelo programa Tô Feliz, uma parceria do município, Governo do Estado e Caixa.