PUBLICIDADE

Nova espécie de flor é descoberta em estação ecológica de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Wellinton Cunha (foto: reprodução)

Os pesquisadores Marcos Rondon, Thales Coutinho e Ana Kelly Koch, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), publicaram, esta semana, artigo na revista internacional Phytotaxa, anunciando a descoberta de uma nova espécie de hibisco, nomeada de Pavonia neuropetala. A flor foi encontrada na Estação Ecológica da Serra das Araras, entre os municípios de Porto Estrela e Cáceres (199 e 218 km de Cuiabá, respectivamente).

“Ter a honra de catalogar essa espécie tão bela e única é algo indescritível. A ciência avança com pequenas grandes descobertas, e contribuir para o conhecimento da biodiversidade brasileira é, sem dúvida, um dos maiores propósitos da minha carreira”, celebrou Marcos Rondon, um dos pesquisadores, em rede social.

No entanto, a espécie já está classificada como “criticamente ameaçada” por ter sido localizada em uma região do Cerrado devastada por incêndios e desmatamentos nos últimos anos e não ter sido encontrada em nenhum outro lugar.

Para catalogar uma nova espécie de flor, deve-se iniciar pela coleta do espécime em seu ambiente natural, documentando seu habitat. Em seguida, observa-se detalhadamente as características morfológicas, como pétalas, folhas e sementes, registrando imagens e informações. Compara-se a flor com espécies já conhecidas para confirmar sua unicidade. Após essa análise, cria-se uma descrição científica seguindo o código Internacional de Nomenclatura Botânica, incluindo a escolha do nome. Por fim, publica-se a descoberta em uma revista científica especializada para obter reconhecimento oficial.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE