O Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente) contratará 992 brigadistas temporários por meio do Prevfogo (Centro Especializado de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais) para atuarem na prevenção e combates em 32 municípios do bioma Amazônico. Em Mato Grosso, serão contratados homens em Aripuanã, Brasnorte, Cotriguaçú, Nova Bandeirantes, Nova Ubiratã, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Querência, Tapurah e Vila Rica.
Cada brigada terá 31 homens (gerente do Fogo Municipal, seis chefes e 24 brigadistas). Além disso, o instituto também contratará gerentes Estaduais para atuarem nas cidades de Sinop e Cuiabá, Macapá (AP), Belém, Santarém, Parauapebas (PA), e Porto Velho (RO). O contrato inicia dia 1º de setembro e termina em 31 de janeiro de 2009.
Os homens – com idade entre 18 e 55 anos- serão recrutados no próprio município para combater fogos de incêndios em matas e pastagens, que aumentam nesta época do ano. As despesas com salários dos brigadistas que varia de R$ 535 a R$ 950, combustíveis, e alimentação serão custeadas pelo governo federal.
A seleção, contratação, administração, e gerenciamento das brigadas estarão sob responsabilidade do Centro Especializado Prevfogo.