PUBLICIDADE

Nortão: temporal derruba postes e duas cidades estão sem energia

PUBLICIDADE

O temporal desta tarde, que atingiu algumas cidades na região Norte, derrubou postes de madeira do linhão causando apagão em Vera e Feliz Natal (80 km e 130 km de Sinop respectivamente). Uma estimativa inicial, aponta que cerca de 20 mil pessoas estão sem energia, desde às 17:20h. O fornecimento pode ser restabelecido nesta sexta-feira de madrugada.

Uma fonte de Só Notícias informou que técnicos de Sinop e Sorriso vão, ainda esta noite, colocar outros postes para resolver o problema.  Ao menos 4 postes caíram, mas ainda será feito levantamento para indicar a quantidade exata. Com a queda os cabos de alta tensão se romperam. A interrupção ocorreu entre os municípios de Santa Carmem e Vera. O linhão sai de Sinop levando energia para Carmem, Vera e Feliz Natal. Santa Carmem não foi afetada.

O apagão é total e atinge empresas, residências, unidades de saúde, da polícia, órgãos públicos, dentre outros. Poucos tem motores geradores de energia. O sistema de telefonia convencional em parte das duas cidades também ficou comprometido. Algumas empresas que armazenam alimentos, por exemplo, correm risco de prejuízos.

Para várias cidades do Nortão, os cabos do linhão são sustentado por torres, que ficam às margens da BR-163 ou de rodovias estaduais. Mas, para algumas cidades, ainda são usados postes de madeira e de concreto para suspentar a rede.

O empresário Miguel Ertel, 56 anos, proprietário de um mercado em Vera, disse, ao Só Notícias, que o prejuízo é grande, pois no caso dele o estabelecimento (cerca de 2 mil metros quadrados) está trabalhando com gerador. "O prejuízo é grande e não dá para estimar pois, além de trabalhar a noite toda com o gerador a base de óleo diesel, pode estragar alguns alimentos que deverão ser descartados", disse.

Ele também mencionou que diversos outros comerciantes também terão prejuízos com o apagão.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE