O levantamento realizado pela Defesa Civil, divulgado agora há pouco, aponta pelo menos 30 casas danificadas, entre telhados comprometidos ou queda de paredes, durante o temporal, ontem à noite, em Guarantã do Norte (240 quilômetros de Sinop). O bairro mais afetado foi o Santa Marta. Quatro barracões, no setor industrial, onde eram produzidos tijolos, ficaram completamente destruídos. Outro, na área central, teve a estrutura comprometida e foi interditado para ser demolido devido o risco de cair a qualquer momento. A quantidade de empresas atingidas não foi confirmada, mas se sabe que uma, na área central, teve a cobertura prejudicada e um antigo posto de combustível também. Muros e árvores caíram. Não houve registro de feridos.
A Defesa Civil informou, ao Só Notícias, que as análises das residências para avaliação de riscos continuam. Se existir qualquer tipo de problema, elas vão ser interditadas e as famílias terão que sair. “Houve uma reunião hoje com os secretários e medidas vão ser tomadas envolvendo pastas como educação e assistência social. As famílias que não podem voltar para casa vão ser levadas a uma escola e vão receber alimentação”.
Conforme o órgão, em relação as casas com telhados danificados, a prefeitura se comprometeu em tomar previdências para ajudar nos consertos. Já no caso dos cômodos cujas paredes acabaram caindo, as medidas ainda serão discutidas.
Os ventos e a chuva forte interromperam o fornecimento de energia elétrica em parte da cidade. A concessionária já designou equipes para o reestabelecimento. Algumas pessoas passaram a noite em casas de amigos porque a chuva molhou camas, roupas e móveis.
(fotos:José Vogel/Guarantã News)