Os técnicos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) começam, amanhã, monitoramento aéreo para levantar as coordenadas geográficas dos desmatamentos ilegais em um polígono de aproximadamente 9 milhões de hectares em municípios na região de Sinop onde a situação “é mais critica” como Santa Carmem, Vera, Feliz Natal, Nova Ubiratã e Cláudia. Vão ser fiscalizados 20 municípios.
O secretário de Meio Ambiente, José Lacerda (PMDB), disse que algumas áreas devem ser “autuadas e embargadas. Não vamos permitir o desmatamento ilegal”, afirmou, ao comentar os números divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que os alertas de desmatamento ilegal subiram 26% nos últimos sete meses, de agosto de 2012 a fevereiro passado, em comparação com ao mesmo período anterior.
Será assinado Termo de Cooperação Técnica com a Polícia Rodivária Federal (PRF), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) e Ministério Público Estadual para reforçar a fiscalização e será instalada a Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), dentro da Sema, o que vai agilizar o procedimentos judiciais e diligencias repressivas ao desmatamento ilegal e atividades contra o meio ambiente.
De novembro do ano passado o fim de março a Sema autuou e embargou quese 6 mil hectares ( 5 mil 942 hectares) desmatados ilegalmente, em áreas passíveis de desmatamento (mas que não possuíam autorização), áreas de reserva legal, de preservação permanente e de exploração seletiva. Nesse período foram emitidos 30 autos de infração, 20 termos de embargo e 12 autos de inspeção, informa a assessoria