As Secretarias de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), através da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), e de Meio Ambiente (Sema) realizaram na última semana uma operação integrada com foco no combate aos crimes ambientais na região Norte do Estado. Entre os dias 25 de maio e 1º de junho, foram fiscalizadas várias áreas nos municípios de Sinop, Vera, Nova Ubiratã, Cláudia, União do Sul, Feliz Natal, Marcelândia e Peixoto do Azevedo.
De acordo com o comandante da Ciopaer, major PM Heverton Mouretti de Oliveira, o objetivo da operação é a fiscalização de áreas apontadas por levantamentos e imagens, via satélite, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). “Durante o nosso trabalho, verificamos alguns pontos de queimadas e desmatamentos. Na maioria dos casos, as situações não são recentes, ou seja, foram cometidas já há algum tempo”, relatou Mouretti. O major destacou ainda que “em todas as situações suspeitas, a equipe descia com o helicóptero até a localidade para fazer o primeiro contato com o proprietário, que era notificado pela Sema”.
O levantamento completo da operação será concluído pelos técnicos da Sema ainda esta semana. De acordo com o superintendente de fiscalização da secretaria, major PM Jonas Duarte de Araújo, os dados vão apontar o número de locais verificados e de irregularidades constatadas, além das providências já tomadas. “Quando encontramos o proprietário e temos a quantificação da área desmatada já aplicamos a multa, quando não dispomos de dados, fazemos uma busca posterior da área junto à Sema e mandamos a multa pelo Correio. De imediato, também já notificamos o proprietário para que retire ou regularize a licença ambiental junto à Sema”