PUBLICIDADE

Nortão: secretaria investiga armazéns em Sinop, Sorriso, Lucas, Mutum em desdobramento da ‘Operação Fraudadores’

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: arquivo/assessoria)

A secretaria estadual de Fazenda informou, esta tarde, que está fiscalizando cerca de 30 armazéns gerais localizados no Médio Norte apurando supostas irregularidades e se haveria sonegação fiscal. A ação é desdobramento da Operação Fraudadores e tem apoio da Delegacia Fazendária e do Ministério Público de Mato Grosso. “Agora usando outra técnica de auditoria que é a verificação presencial e material das operações. Com isso, podemos identificar concretamente os reais beneficiários do esquema investigado e fazer o lançamento do crédito tributário correto e fidedigno com a infração cometida pelos contribuintes envolvidos”, explica o secretário Adjunto da Receita Pública, Vinícius Simioni.

A operação Fraudadores foi deflagrada na última segunda-feira, para investigar um grupo (cerca de 60 produtores) que movimentou R$ 1,4 bilhão em mercadorias sem nota fiscal ou com nota fria, em Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Colíder, Tabaporã e Alto Garças. As operações eram realizadas com milho e soja, utilizando documentos fiscais irregulares entre produtores rurais e empresas de fachada – conhecidas como empresas laranjas.

Para o delegado titular da delegacia Fazendária da Polícia Civil, Walter de Melo Fonseca Junior, este modelo de operação, em que ocorre concomitantemente ação fiscal, investigação policial e recuperação de ativos, é resultado da integração dos órgãos que atuam no Comitê de Recuperação de Ativos de Mato Grosso (CIRA). A atuação reforça o combate às fraudes fiscais e organizações criminosas que operam por meio de empresas de fachada, bem como a responsabilização dos sonegadores, uma vez que todas as irregularidades fiscais apuradas administrativamente são objeto também de investigações policiais e ações penais, em um fluxo informacional e documental integrado.

“Outros Estados da federação têm buscado informações sobre o modelo de ação desenvolvido em Mato Grosso, tamanha a eficiência e resultados que a cooperação entre os órgãos daqui tem proporcionado”, disse o delegado, através da assessoria.

Receba em seu WhatsApp informações publicadas em Só Notícias. Clique aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Bombeiros de Lucas do Rio Verde capturam gamba que “invadiu” residência

O gambá-de-orelha-preta (Didelphis aurita) adentrou um imóvel, está manhã,...

Carro capota ao colidir com outro na BR-163 em Sinop

O acidente envolvendo um Fiat Pálio e Cronos, ambos...

Morre ex comandante-geral adjunto da PM no Mato Grosso

O coronel da reserva remunerada na Polícia Militar, Delwison...

Procon em Mato Grosso realiza mutirão orientativo sobre direitos do consumidor

A secretaria adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos...
PUBLICIDADE