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Nortão: relatório diz que piloto perdeu controle de avião que parou com rodas para cima

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O piloto perdeu o controle porque um dos pneus do trem de pouso esvaziou quando o avião agrícola já havia voltado para pista, depois dele ter detectado um problema na aplicação de defensivos, durante o voo. É o que aponta o relatório do Centro de Investigação de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), à respeito do caso envolvendo o Embraer EMB-202A, que acabou parando com as rodas para cima, uma fazenda, em Ipiranga do norte, em dezembro de 2012. A divulgação ocorreu somente agora.

O relatório mostra que “após o toque (na pista durante o pouso) a aeronave percorreu cerca de 300 metros, quando houve o esvaziamento do pneu do trem principal direito. O piloto não conseguiu manter o controle direcional da aeronave, ultrapassando o limite lateral direito da pista, capotando em seguida. Houve danos substanciais à aeronave e o piloto sofreu lesões graves”.

É destacado ainda que o piloto era habilitado e possuía a experiência necessária para a realização do voo. A aeronave estava com as escriturações das cadernetas de célula, hélice e motor atualizadas e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido. Apesar disso, a pista não era legalizada e era cascalho, com dimensões de 1,5 mil metros de comprimento e 20 metros de largura, bastante irregular, com a presença de diversas pedras grandes.

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