PUBLICIDADE

Nortão: prefeitura fará acompanhamento de famílias “despejadas”

PUBLICIDADE

O prefeito de Marcelândia (200 km de Sinop), Adalberto Diamante, afirmou que o Executivo está acompanhando a situação das aproximadamente 80 famílias que acabaram retiradas de uma fazenda a aproximadamente 20 quilômetros do município, denominada Tupã, e que permanecem acampadas em um terreno nos fundos da Câmara de Vereadores. “A Ação Social vem fazendo esse acompanhamento, estamos fornecendo a alimentação e cedemos o espaço para se acomodarem”, explicou ao Só Notícias.

No entanto, segundo o prefeito, o Executivo não pode interferir nas negociações dos envolvidos junto ao Judiciário. “O que fizemos foi promover reunião inclusive com o Ministério Público, para a Associações dos Camponeses do município e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que são os envolvidos, buscarem solução”, disse. Segundo o gestor, foram três reuniões realizadas sendo que, até o momento, a situação continua indefinida.

Conforme Só Notícias informou, as famílias foram retiradas da área por não cumprirem um acordo feito com os proprietários legais da terra em audiência em junho de 2010. No acordo, os proprietários legítimos das terras fizeram a doação de uma determinada área para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Associações dos Camponeses do município, para atender as famílias relacionadas. Em troca, os “réus” deixariam as demais áreas da propriedade.

As famílias que acabaram retiradas da localidade não estariam aceitando compor a área doada. “Estamos torcendo para que essas famílias se acertem porque são todos pequenos produtores rurais com quem a prefeitura já veem trabalhando, tanto os da área doadas como estes”, destacou. Não está confirmado se eles buscarão, junto ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), reivindicar uma outra área.

O “despejo” ocorreu em meados do mês passado, quando oficiais de justiça e Polícia Militar cumpriam mandando de reintegração de posse dos legítimos proprietários. A algumas famílias moravam há aproximadamente 10 anos na localidade.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE