A audiência entre os índios que protestaram na Usina Hidrelétrica de Energia (UHE) Dardanelos, em Aripuanã, mês passado, e o governo federal, tem nova data marcada. O coordenador da Fundação Nacional Índio (Funai) em Juína, Antônio Carlos Ferreia confirmou, ao Só Notícias, que será nos próximos dias 15 e 16, em Brasília. Ela estava marcada para os dias 28 e 29 de junho, porém, foi adiada porque o ministro da Justiça José Cardozo teve problemas de saúde.
De acordo com o coordenador, indígenas das etnias Arara e Cinta Larga, serão recebidos por representantes da fundação, ministério da Justiça e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Entre os temas a serem tratados, estará a reivindicação deles de 5% no lucro da produção de energia da hidrelétrica. Representantes da empresa também devem participar.
Conforme Só Notícias informou, o empreendimento, que tem capacidade para gerar 261 megawatts de energia a partir do rio Aripuanã, foi concluído ano passado, após três anos de obras, mas ainda não está em operação. Falta viabilizar uma linha de transmissão ao Sistema Nacional de Energia.