Os maquinários do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental Alto Teles Pires (Cidesa) terminam, na próxima semana, a manutenção de estradas em Feliz Natal (130 km de Sinop). As patrolas, caminhões e carregadeira desembarcaram no município no último dia 21, quando começaram o patrolamento, cascalhamento e desaguadouros na MT-225, que liga Vera a Feliz Natal. Terminado o trecho, seguirão ‘arrumando’ a mesma rodovia, partindo da sede do município rumo a Fazenda Cônsul, no intuito de recuperar a maior quantidade de quilômetros até dia 16, quando serão levados para Santa Carmem.
Lá trabalharão até dia 19, quando os funcionários entram em recesso e voltam no dia 5 de janeiro. Em Santa Carmem será recuperada a MT-422, a partir do ponto em que termina o asfalto. Conforme o secretário-executivo do Cidesa, Paulo Roberto Ferreira, o trecho está com atoleiros, principalmente após a ponte do Rio Tartaruga, e precisa de manutenção. “O trabalho no local deverá ser mais lento, já que há vários atoleiros e precisam ser arrumados”, disse, ao Só Notícias. “Fazendas com grande volume de produção de grãos estão sediadas ao longo da rodovia e necessitam da estrada em condições de trafegabilidade na época da colheita”, completou.
Após terminar a manutenção em Santa Carmem, a patrulha mecanizada vai para Cláudia, onde trabalha até o começo de fevereiro e, para União do Sul, que durante o mês do carnaval receberá as máquinas, encerrando o 1° ciclo de patrolamento nos 13 municípios que aderiram ao sistema. A partir de 2009, o maquinário será terceirizado, deixando de ser gerenciado pelo consórcio, passando o comando dos trabalhos à uma empresa, conforme obriga o convênio assinado. A escolhida será definida por licitação. De acordo com o secretário-executivo, ainda nesta semana deve ser publicado o edital de seleção.