A concessionária da Hidrelétrica de Colíder (160 quilômetros de Sinop) concluiu o lançamento do revestimento do poço da unidade geradora 3, dentro da casa de força, dando mais um passo ao início da operação prevista para o ano que vem, com o investimento previsto é de R$ 1,2 bilhão. A peça metálica tem 11 metros de diâmetro, 5,75 metros de altura e pesa aproximadamente 33 toneladas. Ao todo são 3 unidades geradoras.
A empresa informo em nota que “esse revestimento serve como uma forma para a concretagem ao redor do conjunto turbina e gerador, mantendo um vão que permitirá no futuro o acesso à unidade para manutenção”.
Em balaço divulgado mês passado, a concessionária informou que as obras já chegam 85% do projeto original. A barragem que atravessa o rio Teles Pires de uma margem à outra está finalizada, foi construída em terra e rocha e tem 1.526 metros de comprimento e 40 metros de altura.
Conforme a concessionária, dentro da casa de força foram iniciados os trabalhos necessários. Dentro dela, já ocorre a montagem dos equipamentos que vão permitir a produção de energia elétrica. A hidrelétrica r terá potência instalada de 300 megawatts (MW) – o que significa que poderá gerar eletricidade suficiente para atender às necessidades de 850 mil pessoas.
O reservatório é de 171,7 km², que abrangerá territórios dos municípios de Nova Canaã do Norte, Itaúba, Colíder e Cláudia. Hoje, cerca de 1.200 funcionários trabalham na obra. Do total de trabalhadores, 41% são moradores da Área de Influência Indireta (AII), que inclui os municípios de Colíder, Nova Canaã do Norte, Itaúba, Cláudia e Sinop.