O governo do Estado prepara mais quatro audiências públicas para apresentar estudos de viabilidade técnica e econômica visando a concessão dos trechos de três rodovias no Nortão. Uma delas é a MT-140, do entroncamento com a BR-163 em Sinop a Santa Carmem, somando 35 quilômetros. A sessão acontece no próximo dia 15, às 8h, na Câmara.
A rodovia é o principal acesso na região de Santa Carmem a Sinop e também corredor para o transporte da produção de grãos e também produtos e inclusive alimentos e mercadorias que abastecem a cidade, cuja economia é basicamente sustentada pela agricultura.
A segunda audiência acontece no mesmo dia, em União do Sul, relacionada a concessão da 140 quilômetros da MT-423, que liga a cidade a Claudia e por conseguinte ao entroncamento com a BR-163 em Sinop. A sessão acontece às 18h, em União do Sul, na câmara, e no dia seguinte, às 8h, em Claudia, também no legislativo.
A rodovia o principal ligação das cidades como eixo da BR-163 e também corredor para o transporte de grãos. Parte dela, sentido União do Sul ainda não é asfaltada o que nesse período chuvoso favorece aos atoleiros.
A próxima audiência acontece dia 17, também neste mês, relacionada a concessão de 170 quilômetros da MT-220, do entroncamento com a BR-163 em Sinop, ao entroncamento com MT-338, em Tabaporã. A sessão começa às 8h, na câmara.
Parte da rodovia ainda não é afastada o que tem sido alvo de reclamação constantes dos motoristas. Nos últimos dias, conforme Só Notícias já informou, pelo menos 100 caminhões e carretas ficaram parados devido às péssimas condições por conta de atoleiros. Alguns inclusive tinham cargas vivas. A rodovia também é o principal corredor para escoamento de grãos.
Conforme Só Notícias já informou, o governo também quer conceder 69 quilômetros da MT-225, do entroncamento da divisa com Sorriso, na BR-163, até Feliz Natal. A audiência acontece dia 14, em Feliz Natal, às 8h, na câmara. No mesmo dia, Vera também sedia a discussão, às 14h, no legislativo.
Segundo o governo, a concessão rodoviária é uma medida buscada como alternativa à insuficiência de recursos para atender a demanda de recuperação, melhoria, manutenção e expansão dos 30 mil km de rodovias mato-grossense. Aproximadamente 6,2 mil km são pavimentados. Mato Grosso possui atualmente uma rodovia concessionada e existem outras em processo de elaboração do edital de licitação.