O poder Judiciário de Mato Grosso abriu as inscrições do processo seletivo de credenciamento para preencher vagas disponíveis para conciliadores de 47 Juizados Especiais Cíveis e Criminais do Estado, ontem. O candidato tem até 25 de junho para efetivar sua inscrição.
As vagas disponíveis são para as comarcas do interior e estão distribuídas em algumas cidades dos pólos judiciais de Cáceres, Sinop, Alta Floresta, Diamantino, Tangará da Serra, Rondonópolis, Primavera do Leste, Barra do Garças, Juína e São Felix do Araguaia.
A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente nos Juizados Especiais das referidas comarcas. Basta preencher uma ficha de inscrição e uma declaração de que não é parente consangüíneo de nenhum juiz ou desembargador do Tribunal de Justiça do Mato Grosso. Caso não seja possível entregar pessoalmente a ficha de inscrição, o candidato poderá fazê-lo por meio de um procurador ou via correio.
As provas estão previstas para 29 de junho e constará de questões objetivas com conhecimentos relacionadas nas áreas de língua portuguesa, direito constitucional, direito civil, direito processual civil, direito penal, direito processual penal, lei dos Juizados Especiais e legislação específica.
Os conciliadores aprovados irão atuar diretamente nas audiências de conciliação em busca de solução de conflitos junto às partes.